PRODUÇÃO DE MANDIOCA CRESCE EM SANGÃO E A SAFRA PODE FATURAR 10 MILHÕES DE REAIS.
Melhores condições climáticas e o manejo do solo são aspectos que contribuíram para o aumento do rendimento da produção de mandioca de Sangão. O Município que é o maior produtor de farinha de mandioca de Santa Catarina, tem nessa cultura a base de sua produção agrícola. São cerca de 450 produtores rurais que se dedicam à cultura, dos quais 242 de forma exclusiva à agricultura.
Hoje, praticamente 100% da mandioca produzida fica em Sangão e é transformada em farinha, através de empresas locais, na grande maioria.
De acordo com dados da Secretaria de Agricultura de Sangão, o mercado do produto “in natura” mostra números expressivos, podendo chegar, neste ano, à 30 toneladas por hectare, em alguns casos. O valor médio do quilo da mandioca arrancada na lavoura está na faixa de R$ 465,00 a tonelada, e isso significa uma safra 2021 que pode chegar perto de R$ 10 milhões de reais de faturamento para as famílias produtoras.
APOIO AOS AGRICULTORES
A Secretaria de Agricultura de Sangão, por meio da patrulha agrícola mecanizada auxilia os produtores rurais, em serviços de aração e gradagem, além do fornecimento de sementes de aveia para a adubagem verde do solo, melhorando o solo para o cultivo. Isso contribui com a melhoria da lavoura, facilita o trabalho das famílias que trabalham com esse cultivar e ajuda na redução do custo de plantio.