Aspectos Geográficos

RELEVO

O relevo do Município faz parte da planície litorânea do sul catarinense, tendo aproximadamente 50% de sua área situada nesta faixa e os outros 50% possui algumas elevações, que tem seu ponto culminante o “Morro do Rato”, com altitude média de 235 metros acima do nível do mar.
A altitude média do Município constitui-se de alguns terraços, e está em trono de 30 metros acima do nível do mar. Portanto, a maior parte do Município de Sangão, é composta por áreas planas e levemente onduladas, ficando sua declividade entre 0 à 8%.

HIDROGRAFIA

O Município não dispõe de uma bacia hidrográfica de grande porte. O seu principal canal de drenagem natural é constituído pelo Rio Sangão e seus afluentes que desembocam no Rio Jaguaruna, que tem sua foz no Rio Tubarão. Quando em Virtude de chuvas abundantes, transborda causando enchentes no Município, ocasionando prejuízos a lavoura. Deve-se destacar ainda, o Rio Urussanga, que é divisa natural entre os Municípios de Sangão, Morro da Fumaça e Içara, que drena a região de maior depressão do território municipal, embora suas áreas estejam seriamente comprometidas pela poluição com carvão mineral.

Clima

O sistema atmosférico que atua no sul do Brasil é controlado pela ação das massas de ar intertropicais (quentes) e polares (frios), sendo esta última responsável pelo caráter mesotérmico do clima.
No município, distinguem-se bem as quatro estações do ano, oscilando a temperatura média no período de verão, entre 24 e 25 Graus Célsius, enquanto que no inverno a temperatura, ocasionalmente, pode chegar a Zero grau Célsius, havendo formação de geadas, ficando a temperatura média deste período, em torno de 15 graus Célsius.
Em geral a pluviosidade da região onde o município está localizado, fica na média de 1.219 mm, ocorrendo, maior precipitação pluvisiométrica entre os meses de junho à setembro e o menor índice, entre os meses de dezembro à março.
Observando-se os valores médios de umidade relativa do ar, no município, nota-se que eles ficam geralmente entre 73,4% e 85,0%, tendo assim uma amplitude de 11,6%.

VEGETAÇÃO

Os principais grupos de vegetação encontrados originariamente em Sangão são:
a ) Mata Atlântica – ipê, figueira, canela, peroba, garapuvu, araça e outras árvores;
b ) Campos – além das espécies forageiras, encontram-se samambaias, carqueijas, vassouras, etc;
c ) Banhados – presentes nas áreas de topografia de menor nível, com predominância de maior matéria orgânica.

LIMITES

Os limites do Município, foram definidos pela Lei Estadual 8.552 de 30 de março de 1992, como a seguir:
* Ao norte, com o Município de Treze de Maio;
* Ao sul, com o Município de Jaguaruna;
* Ao leste, com o Município de Jaguaruna;
* Ao oeste, com os Municípios de Içara e Morro da Fumaça. 
O Município conta com 83 quilômetros quadrados de superfície.