Sistemas Sustentáveis de Produção de Mandioca

Sistemas Sustentáveis de Produção de Mandioca.

A erosão é um processo natural de desagregação dos solos que age sobre a superfície da terra. Contudo, a ação humana sobre o meio ambiente, contribui para a aceleração deste processo, trazendo como conseqüências, a perda de solos férteis, a poluição da água, o assoreamento dos cursos d'água e reservatórios e a redução da produtividade agrícola. Os processos erosivos causam alterações no meio ambiente, provocadas pelo desmatamento, pelo preparo do solo na agricultura, por obras urbanas e viárias.
A erosão vem causando um ônus à sociedade, pois além de danos ambientais, produz também prejuízos econômicos e sociais, diminuindo a produtividade agrícola, provocando a redução do volume de água para abastecimento urbano devido o assoreamento de rios, lagos e reservatórios de água. Quando a erosão do solo se torna incontrolável, aparecem as voçorocas. Estas, quando não estabilizadas, além de inutilizar áreas à agricultura, podem ameaçar estradas e residências em áreas urbanas.
No município de Sangão, a erosão do solo constitui, sem dúvida, na principal causa da degradação das terras agrícolas. Com as enxurradas de verão dos últimos anos, estima-se que a perda de solo variaram entre 50 a 100 toneladas por hectare. As áreas de lavoura com manejo inadequado são maioria no município de Sangão. Com isso, reduz significativamente o potencial de produção. Hoje, busca-se aprimoramento das técnicas produtivas para conservação do solo e da água. A conservação do solo na agricultura, é o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio.
Em função do problema exposto, se realizou em Urussanga, São João do Sul e Sangão, um seminário para discutir o atual sistema de produção de mandioca utilizado pelos produtores e levantadas possíveis alternativas para sustentabilidade da cadeia produtiva da cultura na região. Não é sem razão, que o tema escolhido para o Seminário foi: Sistemas Sustentáveis de Produção de Mandioca. O Seminário foi realizado entre os dias 31 de maio a 02 de junho e abrangeu três municípios do sul do estado, e Sangão, foi um deles.
Sob o Comando da EMBRAPA/EPAGRI, e participação da Secretaria de Agricultura do Município de Sangão, através do seu Engenheiro Agrônomo, Sr. Marco Antonio Remor e do Secretário Municipal Sr. Romeu de Aguiar, o dia 02 de junho foi todo dedicado a Sangão. Além de uma visita técnica a campo para conhecimento dos diferentes tipos de solo e relevo existentes no município, se discutiu também junto a Metalúrgica Bernardini a possibilidade de fabricar em Sangão, os implementos necessários para implantar o sistema de plantio direto. Entende-se por plantio direto, o ato de revolver o mínimo possível o solo durante o plantio, isso é, abrir apenas um sulco para a incorporação do adubo e da rama, dispensando os processos convencionais de aração e gradagem e mantendo os restos da cultura anterior sobre o solo. Utilizam-se plantadeiras especiais com discos de corte para cortar a palhada. O plantio direto promove o mínimo desgaste do solo. Uma das principais vantagens desse processo é que ele diminui significativamente a compactação das camadas mais profundas do solo em virtude da redução do uso de máquinas pesadas e, em função da presença de cobertura do solo sobre o terreno, reduz drasticamente a erosão. Por isso, o acompanhamento por técnicos é fundamental ao processo.
Na visita técnica, participaram os representantes da EMBRAPA, Dr. Emerson Fey e o Dr. Marco Antonio Sedrez Rangel. Também os Pesquisadores da Estação Experimental de Urussanga/EPAGRI, M.Sc. Jorge Dufloth e M. Sc. Enilto de Oliveira Neubert. Ficou definido que em Sangão, serão implantadas 3 unidades de observação em diferentes tipos de solos e topografias, assim distribuídas: Sr. Jorge Nereu Patrício – Sangão – com plantadeira tração animal em solo declivoso; Sr. Joilson Alceu Pacheco – Chapada do Orvalho – com plantadeira tração mecanizada em solo declivoso e; Sr. Vandoni Soratto – Sangãozinho – com plantadeira tração mecanizada em solo plano. A finalidade é mostrar que existem alternativas sustentáveis para a Produção de Mandioca, através um processo participativo, com a colaboração dos agricultores.
A implantação das Unidades Demonstrativas de Plantio Direto em Sangão, é parte do programa de Produção Integrada de Mandioca – PI, cuja sustentabilidade da propriedade rural é o foco do projeto.

Por:
MARCO ANTÔNIO REMOR