1ª Roda de Amamentação

Nesta semana aconteceu no Município de Sangão, em todas as Unidades de Saúde, a I RODA DA AMAMENTAÇÃO, em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que neste ano teve o tema: “Trabalhar juntos para o bem comum: superar os desafios na Promoção, Proteção e poio ao Aleitamento Materno”. Este tema é muito relevante, pois todas as campanhas voltadas ao aleitamento materno giram em torno ao preparo da mãe para amamentação, e raramente é abordada a aceitação e o apoio da comunidade para que esta mãe possa amamentar. Por exemplo, a dispensa de 30 min no horário de trabalho para amamentar, e o a rejeição das pessoas em ver uma mulher amamentar em público, coisas que ainda acontecem.

Nas Rodas realizadas nas Unidades, além destas reflexões, foram realizadas trocas riquíssimas de experiências entre mães que já amamentaram ou que estão amamentando, e gestantes, com a participação de todos os profissionais das equipes de saúde.