ASAS será reativado para criação de novos projetos

A Associação Sangãoense de Assistência Social (ASAS) será reativada. Essa é a decisão tomada, ontem, durante reunião ocorrida no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado no Distrito de Morro Grande. O objetivo do encontro foi, inicialmente, discutir projetos e ações para o reinício das atividades dos Cubes de Mães de Sangão.

“Hoje são 20 Clubes de Mães envolvendo, aproximadamente, 220 mulheres, que se reúnem em locais coletivos, como salão de igrejas, ou na casa de uma delas. Os encontros são semanais e neles as mulheres elaboram trabalhos manuais. Até 2016 esses trabalhos eram comprados pelo ASAS, que recebia os recursos do município e depois prestava contas. A partir de 2017 a aquisição passou a ser feita com recursos da prefeitura”, explicou a Secretária de Assistência Social, Edione Ramos de Luca.

Participaram do encontro, além da secretária, a Primeira Dama, Analu de Souza Vieira, a segunda dama, Zilma de Souza, Marilza Souza Silvano, atual Coordenadora dos Clubes de Mães, Arnaldo Lima, que passa a atuar no projeto e Leandro Melo Silveira, da empresa Lalua, que desenvolve projetos, ofertados a municípios, através de clubes de mães.

“A nossa intenção é desenvolver novos e mais projetos, de maneira a oferecer um maior leque de oportunidades para as mães que integram os clubes. E isso precisa ser feito agora, porque é isso que vai determinar a contratação das monitoras que vão treinar as mães, para as atividades que serão desenvolvidas”, destacou Analu de Souza Vieira.

 

ASAS maior e melhor

 

“A participação da empresa Lalua vai contribuir com a possibilidade de ofertamos atividades diferentes e com isso podermos levar novo conhecimentos para as integrantes dos grupos”, destacou a secretária Edione.

E igual forma, a reunião decidiu por uma avaliação dos estatutos da ASAS, de maneira a modernizá-lo (se for o caso) e gerar a capacidade de ampliar o apoio aos Clubes de Mães de Sangão.

Um novo encontro deve acontecer em breve, já para deliberar os pontos que precisam ser encaminhados e para levantar as possibilidades de atividades que serão levadas para a discussão e aprovação dos Clubes de Mães.