Ação Sobre o Programa Penso, Logo Destino em Sangão

O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. O projeto é executado através de um termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Sangão e o Instituto de meio ambiente de Santa Catarina, idealizador do projeto.
Sabendo que a maior barreira na implantação da logística reversa está no compromisso do consumidor em retornar os resíduos e embalagens aos locais adequados, no município de Sangão, foram instalados Pontos de Entrega Voluntária – PEVs em locais estratégicos para facilitar a devolução dos produtos de retorno obrigatório e deu-se início a uma ação educativa porta-a-porta.
Receptores de Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e luz mista, Pilhas e baterias estão disponíveis na Sede da Prefeitura Municipal, em todos os postos de Saúde Municipal, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, na sede da Secretaria de Saúde, no Centro de Reabilitação municipal e no Instituto Municipal de Meio Ambiente de Sangão – IMASA. O IMASA receberá também eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos.
A ação educativa será realizada em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, através das Agentes Comunitárias de Saúde – ACS, que levarão orientações às mais de 4.000 residências do município. As agentes participaram de um treinamento e receberam o material de divulgação na quinta-feira, dia 25, e os pontos de coleta foram inaugurados na última sexta-feira, dia 26 de agosto, na presença do Prefeito, Castilho Silviano Vieira e vice Prefeito Jaime de Souza e das Coordenadoras do projeto no Município, Deise Formentin, Secretária de Cultura e Emanuela Costa, Bióloga do IMASA.